Nota de Esclarecimento à População
Notícia publicada em 11 de julho de 2019

Em virtude de um vídeo publicado nas redes sociais no dia 06 de julho às 14:17 a Santa Casa de Capão Bonito se provê do direito de resposta e trazer esclarecimentos a população.

A Santa Casa de Capão Bonito há mais de 80 anos presta serviços de saúde à população de Capão Bonito, mas como é de conhecimento público somos um hospital de baixa complexidade, ou seja não dispomos em nossa estrutura médica, de  equipamentos para realização de exames que exijam diagnósticos mais detalhados, como por exemplo uma tomografia computadorizada.

Tais exames quando necessários são realizados em clínicas credenciadas pelo SUS na cidade. O que, no entanto acontece é que essas clínicas encerram seu expediente de trabalho aos Sábados às 12hs. A partir desse momento quando existe a necessidade de um exame mais detalhado e que não pode ser realizado na Santa Casa ou em algum conveniado local, a Santa Casa faz uso do CROSS (Central de Regulação de Vagas), uma central do governo que indica onde este exame poderá ser realizado. Neste caso existe a necessidade de transferência do paciente para o hospital indicado pelo CROSS. Todo esse processo é realizado pelo SUS sem nenhum custo adicional ao cidadão.

Em momento algum será negado ao paciente de Capão Bonito seu direito ao atendimento médico pelo SUS em razão de horário ou dia da semana. Como não houve em relação ao paciente citado no vídeo. Em nenhum momento ele deixou de ter seu direito ao atendimento médico negado, tanto que foi solicitado a tomografia, fato em si que já mostra que o atendimento de Urgência e Emergência pelo qual ele necessitava foi realizado.

O que seguiu foi que pelo fato da entrada do paciente ter sido próximo das 12hs, não houve tempo hábil para que o exame de tomografia pudesse ser realizado em Capão Bonito, prontamente a médica plantonista já estava solicitando o exame pelo CROSS para a realização do exame em outra cidade. (Todo o atendimento e informações podem ser comprovadas através de documentos, imagens e testemunhas).

No entanto paciente e familiares, manifestaram-se contrários a transferência e optaram em realizar o exame de tomografia em clínica na cidade mesmo, desta forma optando por pagar  pelo exame, diante disto a transferência do paciente para a realização da tomografia pelo SUS foi cancelada. Esta decisão foi única e exclusiva do paciente, sem nenhum vínculo com o hospital ou acompanhado de alguma forma por nossos profissionais.

Merece destaque também que paciente e familiares descumpriram a orientação médica de que o mesmo ficasse em observação pelo período de 24 horas para que a evolução do quadro clínico do mesmo pudesse ser acompanhada. Por volta das 16h40 paciente e familiares evadiram-se da Unidade de Pronto Socorro sem autorização e contra indicação médica levando a Santa Casa a notificar as autoridades e tomar as medidas necessárias quanto a evasão do paciente.

Esclarecemos que todos os serviços de saúde em Urgência e Emergência da Santa Casa são prestados 24 horas por dia, 7 dias da semana, mas não dispomos de todos os recursos necessários para a realização de todas as demandas, mas esclarecemos que mesmo assim todos os casos são encaminhados a unidades que possam prestar tal atendimento.

Infelizmente muitas inverdades foram ditas neste vídeo denegrindo a imagem da Santa Casa e quanto a isso estarão sendo tomadas as medidas legais necessárias que nos são de direito. Esclarecemos ainda que todos os recursos recebidos de Deputados Federais e Estaduais (questionados no vídeo) foram aplicados em seus fins como pode ser comprovado em nossos Relatórios de Atividades, bem como todos os convênios celebrados nas esferas municipais, estaduais e federais assim como também todo o balanço e demonstrativos financeiros publicados e a disposição da população através de nosso site www.santacasacb.org.br acessa a aba Transparência.

A Santa Casa de Capão Bonito realiza no Pronto Socorro mais de 60 mil atendimentos por ano, e em média 35 tomografias por mês pelo SUS. Reiteramos nosso compromisso com a atendimento médico da população de Capão Bonito e que de forma alguma será negado ao paciente seu direito à atendimento medico por questões de dia ou horário.

A disposição para esclarecimentos que se façam necessários.