Capão Bonito inicia processo para implantação de UTI de enfrentamento ao Coronavírus
Notícia publicada em 11 de maio de 2020

Com 11 casos confirmados de Coronavírus na cidade, sendo quatro óbitos, a Prefeitura de Capão Bonito e a Santa Casa de Misericórdia iniciaram o processo para a implantação de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o enfrentamento à doença e acolhimento de pacientes com sintomas da Covid-19.

O prefeito Marco Citadini se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 11, com a diretoria e equipe médica da Santa Casa na intenção de definir um cronograma de ações estratégicas para a efetivação da UTI. Participaram também do encontro o vice-prefeito Celio de Melo, o presidente da Câmara Municipal, Adinan Martins, a secretária da Saúde, Ana Fernanda, e a coordenadora das equipes do ESF (Estratégia Saúde da Família), Letícia Azevedo.

De acordo com o chefe do Poder Executivo, Capão Bonito solicitou ao Governo do Estado o credenciamento para a instalação de cinco leitos de atendimento aos pacientes da Covid-19. “Já realizamos esse procedimento e estamos aguardando a autorização do Estado. Em videoconferência com o governador João Doria e com o secretário estadual de Saúde, José Henrique German, reforçamos o pedido”, explicou Citadini.

O prefeito Marco Citadini também se comprometeu em auxiliar a Santa Casa na contratação e capacitação de médicos para compor a equipe da possível UTI de Capão Bonito e afirmou que, para essa viabilização, entrará em contato com os prefeitos e secretários de Saúde que integram o Condersul. “Com a UTI sendo credenciada pelo Estado, também entrará na rede de atendimento de cidades menores como Ribeirão Grande e Guapiara, e por isso, precisamos dessa interlocução para a disposição de médicos”, falou.

Segundo o médico da Santa Casa, George Akio Miyamoto, a UTI precisará, no mínimo, de uma equipe de escala com 10 médicos e outros profissionais da Saúde. O médico Luiz Ortega também se comprometeu a interceder junto ao Hospital Regional de Itapeva para garantir um serviço de supervisão de um profissional especializado em Terapia Intensiva na UTI de Capão Bonito.

A Prefeitura de Capão Bonito anunciou ainda que os recursos para a manutenção da UTI foram conquistados pela Secretaria de Saúde em procedimento direto com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, e com recursos especiais de indicação dos deputados federais Guilherme Mussi (Progressistas) e Vitor Lippi (PSDB).

Além disso, o Município deve receber verbas de outros parlamentares como Guilherme Derrite, David Soares e Coronel Tadeu, para aplicação em ações gerais de combate ao Covid-19 (Coronavírus).