As ações de preservação do meio ambiente também pode ser visto como uma questão de saúde pública, uma vez que a degradação ambiental e a poluição das águas, do solo e do ar podem causar graves problemas de saúde individual e coletiva, causando impactos diretos nas ações do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, com pequenas atitudes cotidianas, você pode colaborar com o meio ambiente e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida de todos ao seu redor. Quer saber como você pode colaborar com o meio ambiente e com sua saúde? Confira:

01
Recicle seu lixo

Você sabia que cada pessoa produz cerca de 1 quilo de lixo por dia? Multiplique pelas pessoas que há em sua casa e imagine tudo isso em um lixão. Para reciclar, separe embalagens de papel, plástico, vidro e alumínio em sua casa e incentive sua comunidade a também fazerem a coleta seletiva. Se não souber onde entregar, consulte a Prefeitura de sua cidade.Cada 50 quilos de papel que vai para a reciclagem evita o corte de duas árvores.
02
Não jogue óleo de cozinha na pia

Apenas um litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água. Guarde o óleo usado em garrafas PET e doe para entidades que o reutiliza na fabricação de biodiesel, sabão e detergentes.
03
Sacolas de compra

Cada brasileiro utiliza cerca de 800 sacolinhas plásticas por ano. Elas até podem ser recicladas, o problema é quando as usamos para colocar lixo. Lembre-se: o plástico pode levar até 500 anos para se decompor.
04
Lixo nas ruas
 

Não jogue lixo nas ruas. Jogar lixo nas ruas causa poluição, doenças e também o crescimento dos índices de enchentes. Caso não haja lixeira por perto, guarde o lixo até chegar em casa.
05
Ande mais a pé

Veículos automotores liberam muitos poluentes para a atmosfera, sendo assim, é fundamental, sempre que possível, optar por ir a pé ou quem sabe de bicicleta. Assim, você também pratica uma atividade física! Outra alternativa é combinar caronas com os amigos ou utilizar o transporte público.
06
Uso da mangueira

Ao invés vez de utilizar a mangueira para lavar o carro, use balde e pano. Também evite lavar o passeio de sua casa. A mangueira desperdiça muita água!
07
Alimentos

O desperdício de alimentos também prejudica muito o meio ambiente. Aprenda a aproveitar ao máximo os alimentos. Talos, folhas, sementes e cascas possuem alto valor nutritivo e podem ser utilizados em diferentes receitas. Assim, você ajuda o meio ambiente e melhora sua alimentação!
08
Pilhas

Não jogue as pilhas no lixo comum. Se mal descartadas, elas podem contaminar o solo e lençóis freáticos. Pesquise onde há coletores em sua cidade, aproveite e faça uma campanha em sua comunidade!
09
Descartáveis
 
Evite o uso, mas se for alguma ocasião em que usá-los, como um piquenique por exemplo, procure formas criativas de identificar os copos, para evitar o desperdício de copos em plástico ou em água na hora de lavar tudo.
10
Bituca de cigarro

Uma bituca contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos e entope tubulações e bueiros, sendo um dos fatores que causa as enchentes.